Blog

nascer do sol em montanha

Mensagem para 2020


Feliz 2020!

O ano começa com a Lua Nova, que marca o início das coisas, seja um projeto, um sonho, uma intenção. Vamos aproveitar essa energia para criar e gravar na nossa consciência as metas do ano.  Mentalizar o que queremos que aconteça, e dar os primeiros passos em direção às conquistas e vitórias que almejamos.

O Eclipse Solar do dia 26 de dezembro, que também marcou o início da Lua Nova, nos levou a um lugar incômodo, sombrio, que preferimos deixar de lado. Mas a força do eclipse retira a venda que nos poupa; nos faz olhar de frente para aquilo que não queremos entrar em contato. Chegou a hora de entrar no quartinho escuro que nos dá arrepio. Ter coragem para ver o que tem lá dentro. Levar uma lanterna para conferir o que está escondido por trás da cortina. Abrir bem os olhos e tentar sair da ideia fixa, da subjetividade. Ficar de bem com o passado. Buscar soluções. Entender e aceitar que o que passou não pode ser mudado. Mas podemos mudar o nosso olhar, nossa percepção do que aconteceu e das marcas que deixaram em nossa alma. Buscar um acolhimento. O caminho da auto-cura. Ressignificar o passado e seguir em frente, mais leve, com a energia renovada!

Que em 2020 tenhamos coragem para reconhecer os padrões nocivos de comportamento ou sentimento. Que possamos iluminar o nosso ”quartinho escuro”, usando a razão e o nosso saber. Fazer bom uso da capacidade de dar nome aos anjos e demônios, representado pela proximidade de Mercúrio com Júpiter, Cauda do Dragão e o Sol. É o encontro do mensageiro dos deuses, que transita os três mundos, com a força da expansão e da bênção cósmica, as memórias do passado e a objetividade, a vitalidade que, juntos, nos impulsionam a descartar o que não serve, e ressignificar o passado.

O ano de 2019 foi difícil, tenso, de crises de toda espécie. Foi um ano de exercício diário de desapego e de recomeços difíceis. Sensação de que o play ground acabou… Não dá mais para empurrar com a barriga. Tivemos de aprender a colher os frutos que plantamos e arcar com as consequências.

O ano de 2020 chega renovando a nossa vontade de fazer dar certo!

Com Sol passando pela Cauda do Dragão e Urano em aspecto favorável com Mercúrio na passagem do ano, tivemos o entendimento de que chegou a hora de deixar o passado para trás e seguir em frente. De que devemos manter a nossa mente aberta para o novo. Confiar que as aparentes perdas, na verdade, faziam parte do processo de limpeza e purificação do passado. As ideias brilhantes começam a brotar. Estamos munidos da força que vem do além, para reconstruir e regenerar aquilo que se foi.

Nesse início de ano, devemos sair da zona de conforto. Dar ouvidos à intuição, à flor da pele, que nos aponta a direção que devemos seguir para ocupar o nosso lugar no mundo.

 

***Curiosidades***

No outro lado do mundo, no Japão, o Ano Novo é marcado por momentos de silêncio, de reflexões, com o badalar solene do sino da passagem do ano (Joya no Kane). São 108 badaladas do sino do ritual budista, que ecoa rasgando o silêncio da noite. A última badalada soa exatamente à meia-noite, anunciando o Novo Ano.

Mas por quê 108 badaladas? O número representa os 108 pecados ou desejos mundanos do homem: os cinco sentidos, mais a consciência, multiplicado pelas reações (positiva, negativa e indiferente), somada a outros conceitos. O som solene do sino serve para afastar esses desejos mundanos para que o homem possa começar o Ano Novo purificados!

Faço então o convite a todos para que, nesse início do ano, possamos silenciar a nossa mente por um breve momento, refletir sobre o que passou, e meditar sobre o que esperamos de nós nesse ano que se inicia.

Que 2020 seja um ano próspero, com muita saúde e fé!